18 outubro 2015

{Resenha} Cartas de amor aos mortos - Ava Dellaira

em 18 outubro 2015

10 comentários


Sinopse:"Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.
O livro da autora Ava Dellaira se mostra uma verdadeira lição de vida. Laurel é uma garota que acabou de iniciar seu primeiro ano no ensino médio e ainda está se recuperando de um grande trauma. Sua irmã mais velha, May, morreu em um trágico acidente na sua frente. Porém isso pode ser mais impactante ainda, se a irmã fosse sua heroína, melhor amiga e exemplo de vida. May era linda, animada, selvagem, cativante, amada por todos, tinha uma personalidade forte e era popular. Já Laurel era, bem, era só ela."




Editora: Seguinte
Ano da edição: 2014
344 páginas 
Tradução: Alyne Azuma 


Com a morte da irmã, separação de seus pais e a mudança da mãe para a Califórnia, Laurel decide ir para um novo colégio sem dizer a ninguém do trágico acontecimento e tentar conseguir novas amizades. A ideia era deixar a vida antiga totalmente para trás, mas isso não acontece por causa de seu apego pela memória da irmã e da auto-culpa que a persegue frequentemente. 

Logo na primeira semana a pacata professora de inglês passa um trabalho sobre escrever uma carta destinada a alguém que já havia morrido. E assim inicia todo o desenrolar do livro que é formado, não por capítulos, mas pelas cartas que ela escreve. Kurt Cobain, Slash, Amy Winehouse, todos são seus remetentes. Na sua turma, ela conhece Hanna e Natalie, duas amigas que esconde um segredo difícil de ser controlado e vai acabar sobrando tudo para Laurel.



Mas havia um garoto (sempre há um garoto) diferente de todos que ela já tinha visto. Com seu estilo misterioso e a jaqueta de couro, não demorou 1 semana para Sky, um aluno do terceiro ano, deixar o coração dela batendo mais forte. Enquanto isso, ela conhece um mundo totalmente diferente do que vivia, prova a bebida, aprende a roubar, fumar, sair escondido, vê os amigos fumar maconha e aprende a cabular aula. Quando Sky a convida para dar um volta seu coração bate com força e ela aceita imediatamente.



O que ela não esperava é que ele fosse sempre misterioso, apesar de conversarem bastante, o assunto sempre chegava a um local onde ele não conseguia mais discutir. Até que esse local se tornou May. Ele conhecia May. Era o único que sabia de sua antiga vida fora a simpática professora de inglês que também havia sido professora de sua irmã. Todos os segredos que envolviam a morte dela só Laurel sabia e não era uma coisa que quisesse dividir com ninguém, mas não era isso que Sky planejava. 



Com seus altos e baixos esse foi um dos livros que eu li em uma sentada só. A diagramação e o enredo perfeito não me fez desgrudar dele a tarde todinha e não achei entediante nenhum minuto. Laurel é uma personagem excepcional, apesar da falta de autoconfiança, mas isso é algo que ela adquire através das páginas. O amor pela irmã é incondicional, com os pais a deixando ela tende a se sobrecarregar. Mas com Sky tudo parece ficar mais fácil, somente até descobrir o segredo que ele tanto escondia dela. Ai a história tem o seu ápice de emoção (pelo menos pra mim, e só pareia com o momento que ela narrou como foi a morte da irmã) e a garota percebe que precisa voltar a ter sua própria identidade. A lição de amor, auto-confiança e superação que o livro passa é incrível. 

10 comentários:

  1. Gente, eu quero muito ler esse livro. A premissa me interessou muito.
    Beijos e seguindo
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Vejo esse livro dividir bastante as opiniões. Gosto da premissa e até tenho o livro aqui na minha estante, mas meu interesse inicial passou depois de alguns comentários que li. Ainda pretendo tirar minhas próprias conclusões e espero também ler em uma sentada como você :)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oláá!!
    Eu já queria muitoooo ler esse livro antes mesmo de ler alguma resenha dele, só a sinopse já tinha me deixado curiosa, mas ao ler sua resenha fiquei ainda mais animada, espero poder lê-lo logo!
    Amei a resenha e a quote que você escolheu. ^^
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  4. Olá Mari!
    Logo de primeira essa capa me ganhou *-* Porém, fiquei com o pé atrás por causa da sinopse. Julguei antes de ler e depois de ver algumas resenhas fui mudando de ideia haha A sua resenha está ótima! Eu adorei! Com certeza lerei esse livro que pelo visto tem grandes lições!
    Beijos, Nathália
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Eu preciso muito ler esse livro! Faz um ano que ele tá estacionado aqui na estante, e eu acho a capa dele lindíssima, sempre dá vontade de ler. Só que muita gente me fala das semelhanças dele com As vantagens de ser invisível e esse foi um livro que não gostei muito...daí da preguiça. Mas sua opinião foi tão positiva que vou tentar dar uma chance.

    Beijos,
    Bia.

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com | @NaSuaEstante_

    ResponderExcluir
  6. Eu já tinha visto este livro, mas para falar a verdade ele nunca tinha me chamado a atenção. Agora com a sua resenha fiquei curiosa e vou ser "obrigada" a lê-lo...hahahaha

    Beijos

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    https://instagram.com/lilinomundodoslivros/

    ResponderExcluir
  7. Eu sou louca para ler esse livro! Amo a premissa, amo essa capa (que capa linda é essa? Jesuuus <3), o livro parece ser incrível!

    Sua resenha ficou muito boa, só me fez ter mais vontade de ler ele!

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. A primeira vez que vi essa capa me apaixonei, quero muito esse livro mais toda vez que vou comprar livro eu esqueço dele D:

    ResponderExcluir
  9. adorei a sinopse do livro fiquei curiosa em ler
    bjuss

    ResponderExcluir



TOPO