19 novembro 2015

{Resenha} A câmera do sumiço - Laura Bergallo

em 19 novembro 2015

10 comentários

Sinopse: O dia era 14 de agosto. Clarisse desapareceu! Saiu da escola, mas não foi à aula de jazz, que ela adorava e não voltou para casa. A polícia bem que tentou, mas não encontrou nenhuma pista da garota. Foi aí que sua irmã, Maria Clara, resolveu investigar. Acompanhada de Maicon, um novo amigo, ela descobriu que outras pessoas sumiram no mesmo dia. Qual seria a coincidência? Eles nem faziam ideia da confusão em que estavam se metendo e do perigo que corriam. Numa mistura de suspense e ficção científica, Laura Bergallo leva o leitor a viver uma surpreendente e inesperada aventura.




Autora: Laura Bergallo 
Ano 2006
Editora: DLC 

Da série: mais um das parcerias. Vem aí A câmera do sumiço de Laura Bergallo. A autora carioca nos conta a história de Maria Clara, Maicon e da Dr.Malu. O cenário é o maravilhoso Rio de Janeiro onde Maria Clara mora com sua mãe e sua irmã  Clarisse. Porém em um dia qualquer Clarisse sai de casa para a aula de jazz e desaparece. Isso mesmo, some, puf. Sua mãe fica desolada, para de trabalhar e deixa as contas da casa atrasada. Aí sua irmã vê que vai ter que agir sozinha e começa a investigar o caso do sumiço por conta própria. 

De cara ela conhece Maicon, um garoto pobre da comunidade que teve seu primo tirado dele no mesmo dia que Clarisse sumiu. No meio do caos surge um arco íris, a amizade dos dois. Juntos descobrem que estão mexendo com gente perigosa, mas não podem deixar de lado a vontade de encontrar os familiares. Ligando as peças do quebra cabeça encontram a Dr.Malu, o cérebro do problema. Se acha que eles mataram a charada, estão muito enganados. Agora que a história tá começando. 


Por mais que Dr. Malu queira ajudá-los ela está ameaçada de morte e homens muito perigosos estão atrás dela por uma falha sua. Mais uma vez se veem sozinhos nessa e, ainda sim, não desistem. Procuram incansavelmente por pistas e não desanimam diante das dificuldades. 



A trama envolve diversas características do cotidiano brasileiro, locais e até mesmo pontos turisticos. O palco da história é o RJ, e que palco!
 O livro trás críticas muito bem inseridas como a pobreza, a corrupção e a desigualdade social. Mas não é de todo coisa ruim, pois a coragem, o amor e a amizade são capazes de superar esses impasses se bem trabalhados. A leitura é leve e rápida, sua diagramação deixa um pouco a desejar mais não tira o mérito da história. E mais uma vez, a literatura nacional se mostra superior a muitos livros do estrangeiro! 


Conheçam um pouquinho mais da Laura...



Laura Bergallo (Rio de Janeiro, 1958) é jornalista, publicitária, editora e escritora nacional, autora de livros infanto-juvenis. Seu livro A Criatura recebeu o Prêmio Adolfo Aizen de 2006, da União Brasileira de Escritores, como melhor livro juvenil dos anos de 2004—2005. Seu livro Alice no espelho venceu o Prêmio Jabuti 2007 na categoria literatura juvenil, e foi selecionado para o catálogo da 44thBologna Children's Book Fair 2007. Seu livro Jogo da Memória foi selecionado para o catálogo da 48th Bologna Children's Book Fair 2011 e recebeu o selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

10 comentários:

  1. Olá,
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas já me interessei. Ele me lembrou muito a pegada dos livros da série vaga-lume, que eu amo. E com esse cenário, que eu ainda não conheço, o RJ, é claro que vou querer ler. Ótima dica.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil! Tem uma semelhança mesmo com os livros da série. Agradeço mt pela visita 😽

      Excluir
  2. Olá! Desconhecia a autora e o livro, mas confesso que gostei bastante do enredo. Às vezes um mistério me fisga de primeira e esse parece ser dos bons ! Tirando os clássicos, eu leio poucos livros nacionais, mas sempre têm umas pérolas por aí que merecem ser valorizadas, por isso vou anotar esse livro para minha lista de leitura. Parabéns pela resenha !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nacionais sempre impressionam! ❤️ muito obg Anne, volte smp

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?
    Ao ler a sinopse, fiquei com vontade de conhecer mais sobre o livro, mas depois que li os detalhes na sua resenha, fiquei desanimado. Apesar disso, acho que o livro traz temas bastante importantes para discussões como os que você citou.

    Abraço!
    http://www.tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho esse livro mais crítico, não tem uma história emocionante, mas passa uma lição legal para o leitor sabe? Ela consegue trabalhar os problemas sociais no enredo e por isso gostei! Abraços ❤️

      Excluir
  4. Oi flor, tudo bem ???
    Nossa que legal, mais uma resenha realizada através de uma parceria !!! Fiquei super feliz por você, deve ser emocionante fechar parcerias, ler livros de autores nacionais maravilhosos e escrever resenhas sobre histórias ótimas !!!
    Gostei bastante da premissa desse livro, parece ser uma ótima história cheia de emoção e suspense !!! Se tiver a oportunidade, com certeza lerei esse livro !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. O melhor das parcerias é ler literatura nacional que muita gente não conhece! E olha que a gente acha cada preciosidade que devia ser mostrada pro mundo todo! ❤️ muito obg, bjsss

      Excluir
  5. Oi. Gostei da premissa desse livro, fiquei bastante intrigada. A história deve prender bastante.
    Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de ser curtinha e leve Sil, você só consegue se levantar quando descobre o final! Rsrsrsrs

      Excluir



TOPO