30 novembro 2015

{Resenha} Não se iluda, não - Isabela Freitas

em 30 novembro 2015

36 comentários


Sinopse: Depois de passar um ano sem namorado, Isabela está determinada a realizar o grande sonho de ser uma escritora reconhecida. Resolve dar os primeiros passos anonimamente, criando um blog onde assina como 'A Garota em Preto e Branco'. Em seu diário virtual, ela desabafa, fala dos amigos, dos não tão amigos assim, e confessa suas aventuras e desventuras amorosas. Assunto é o que não falta. Durante uma temporada agitada em Costa do Sauípe, na Bahia, acompanhada por Pedro, Amanda e sua insuportável prima Nataly, Isabela conhece o irresistível Gabriel, um sujeito praticamente perfeito, a não ser por um pequeno detalhe... Entre shows e passeios na praia, Isabela precisa admitir para si mesma que sente uma atração cada vez maior pelo seu melhor amigo. Em seu segundo livro, Isabela Freitas dá sequência às histórias dos personagens de 'Não se apega, não'. Dessa vez, com a cabeça nas nuvens e os pés firmemente no chão, a personagem Isabela vai em busca daquilo que seu coração realmente deseja, mesmo quando seu caminho é bem acidentado e cada curva parece esconder uma nova surpresa.



Autor(a): Isabela Freitas
Editora: Editora Intrínseca 
Ano: 2015
ginas: 270 páginas


Nacionais me surpreendendo sempre! ️ Nessa história perfeita conhecemos Isabela. De cara ela já inicia no fundo do poço sentada na privada da faculdade, pensando porque tudo dá errado e em desaparecer do mundo. Mas em uma volta por cima logo ela cria esperanças de mudar totalmente sua vida e decide perseguir seus objetivos de amar mais a si mesma e se tornar uma grande escritora. Junto com seus dois melhores amigos, Pedro e Amanda, eles vão à Costa do Sauípe para um festival de verão. Porém, como sempre existe um peso morto, Nataly, sua prima, tem que ir junto. A garota é super fresca e toda metida a menininha sabichona o que deixa a gente com muita implicância. 

Nessa viagem várias coisas vem à tona e Bela se embaraça cada vez mais com sua vida amorosa e com seus amigos. Então, PUF. Ela descobre a solução para seus problemas! Um blog anônimo onde ela poderia falar tudo da sua vida, todos seus sentimentos e o que acontecia diariamente. Assim nasceu a Garota em Preto e Branco. Mas nenhum segredo fica guardado pra sempre! ( PLL É VOCÊ?)  Será que ela vai voltar pro fundo do poço de novo? 




A vida é cheia de altos e baixo, e é isso que comprovamos ao ler a narrativa de Isabela(autora). A protagonista tem 23 anos de idade, cursa direito, mora em Juiz de Fora - MG. Com essas características poderíamos esperar perfeitamente um NY, mas é totalmente ao contrário. A garota sente as mesmas coisas que uma menina de 15 anos, como ela mesma se compara no livro, o que me lembrou muito o título do livro da Bruna Vieira "De volta aos quinze". Também me mostrou que os sentimentos não mudam quando a gente cresce. Não é porque ela tem 23 anos, que seu coração não sai pela boca ou acelera com um olhar de um menininho gatinho. 

Quem me conhece ou me acompanha aqui no ML sabe que não têm algo que eu ame mais do que fantasia, porém somos todos feitos de carne e uma dose de realidade sempre é bom para desiludir. É isso que torna tão carismático esse livro. Diferente de histórias romancistas, a Isabela cai e quebra a cara, não anda no salto alto e comete erros como sei que eu cometeria.


"A vida não é um conto de fadas. Deixe de imaginar situações e diálogos perfeitos e apenas viva. E, cá pra nós, a vida pode ser muito melhor do que uma história convencional com um final feliz."


Se quiser um bom conselho, não só não julgue o livro pela capa, mas também pelo o que os outros falam dele. Eu ouvi falar que era pra depressivos, autoajuda, pessoas que se cortavam, gente, foi tanta coisa feia mesmo. E hoje quando acordei resolvi tirar a prova se era exatamente isso, apenas por curiosidade. Será que preciso dizer que quebrei a cara? Quebrei a cara. A narrativa tem sim seus momentos de total conselho e de "Não se iluda não" mas não é feita somente disso. A história realmente tem fundamento e estrutura, diferente do que muitos falaram. 

Os parágrafos de conselho eu tenho que admitir que pulei, já que a maioria deles não tinha a história da protagonista. Achei legal por ser uma leitura leve e agradável. Se você tem 30 anos, por exemplo, pode ser que não se identifique muito com a leitura por ser totalmente baseada em sentimentos e devaneios adolescentes. Mas se você é novo, não hesite, é muito gostoso saber a história da Isabela. Sua vida tão cheia de reviravoltas é o que faz prender o leitor junto com uma escrita totalmente dinâmica. 


"A gente tá sempre procurando por algo que dê um frio na barriga. Nem que precise andar em uma montanha-russa, subir, subir, com a certeza de que daí a alguns segundos a queda será fatal."


Só me decepcionei mais porque ela não ficou com meu crush. Acho que por isso foi mais emocionante pra mim. Não consegui dar aquele palpite certeiro logo no início de com quem ela ia terminar, somente perto do fim pude ver com clareza e não era pra quem eu tava torcendo o livro todo. 

Esse é o segundo volume de uma trilogia. Se você não leu o primeiro volume, não se preocupe, você vai entender muito bem esse já que a Isabela(autora) não menciona tantas passagens do livro anterior e as que menciona são totalmente compreensíveis dentro do contexto. Não li o primeiro livro, apenas algumas resenhas e tenho uma base do que se trata e em nenhum momento isso atrapalhou a leitura. É como se cada um dos livros, fosse uma nova fase de amadurecimento da vida de nossa personagem.

36 comentários:

  1. Fundo do poço... Quem nunca
    Gente, povo peso morto não tem vez comigo. Não mesmo.
    Também ouvi as mesmas coisas sobre os livros da Isabella e deixei nublar meu julgamento e vontade de ler.
    Agora que a minissérie estreou no Fantástico, decidi dar mais uma chance a ela.
    Beijos
    Balaio de Babados || Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa boa Luiza! Espero que não se arrependa, bjsss ❤️

      Excluir
  2. Confesso que esse livro nunca me chamou a atencao. Mesmo assim amei o post, parabéns.

    Meninoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie, não consigo ter vontade de ler esse livro :/
    Talvez por não fazer meu gênero, ótima resenha!

    Beijos^^

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o livro nao faz seu gênero, nem adianta mesmo. Bjs ❤️

      Excluir
  4. Olá linda,
    Adorei a resenha e com certeza o livro vai para lista de leituras de 2016 ♡♡♡
    Aliás amei seu Blog...seguindo ;)

    Beijocas :*
    http://mundodosonhos2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg pelo carisma Ana! Espero que goste do livro.
      Tbm adorei seu blog ❤️

      Excluir
  5. Esse livro não chama muito a minha atenção, mas não duvido que seja uma boa leitura.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  6. Eu acho a escrita da Isabela Freitas muito apropriada para as mulheres que gostam de autoajuda, ou até aquelas que querem apenas humor, baseando-me em algumas críticas. Não Se Iluda, Não parece um livro muito bem escrito, de forma leve e ágil, com personagens bem construídos, e, principalmente, a mistura de ficção e realidade é encantadora.
    Blog: Consumidor de Sonhos | consumidordesonhos.blogspot.com.br
    Instagram: Consumidor de Sonhos | CdS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ycaro! Acho que é realmente uma leitura feminina, não tem muito humor e tem sim uma parte de auto ajuda, mas a história vale mt a pena! ❤️ bj

      Excluir
  7. Oi, tudo bem?
    Assim como você, gosto muito de fantasia. Por isso, quando me deparo com um livro deste gênero, fico com um pouco de receio em ler. Além disso, li muitas críticas negativas a respeito do primeiro volume da trilogia.
    Apesar disso, achei a diagramação do livro bem bacana.

    Abraço!
    Tudo Online

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vai muito do ponto de vista Sávio, é um livro polêmico c crtz. Bjss

      Excluir
  8. Oi!!
    Estou lendo muitos comentários positivos sobre esse livro, ele já está na minha lista!
    A resenha está ótima, você escreveu maravilhosamente bem. E concordo com vc, os livros nacionais são ótimos. só esse més, eu comprei 6 livros nacionais.
    Ganhou uma seguidora.
    Beijokas!
    http://viciadaporlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que amorrr Kenya! Espero que você goste muito desse livro como eu gostei, ganhou uma tbm. Espero uma resenha sua dele! Bjss e volte smp. ❤️

      Excluir
  9. Não faz o meu tipo de livro mas achei sua resenha realmente muito interessante, você colocou sua opinião de uma forma muito bacana, adorei o post!
    Ganhou uma leitora nova para o blog :)
    Criei um blog, recentemente, para falar sobre cinema e artes no geral, se puder dar uma olhadinha significaria muito para mim: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
  10. Oie =)

    Não consigo sentir vontade de ler os livros da Isabela Freitas. Acredito que é por que eles não fazem muito o meu estilo de leitura =/
    Fico feliz que você tenha curtido o livro ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  11. Ooi! Eu li o primeiro livro da Isabela e adorei. Ainda não tive a chance de pegar esse mas não vejo a hora. Mesmo não curtindo não-ficção esse acabou me pegando. Ainda não consegui ver a série T.T

    Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  12. Oieee.. eu não tenho vontade de ler nada da autora... não faz meu tipo.

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  13. A temática não me atrai, mas sei que muitos leitores estão apaixonados pelos livros da Isabela.
    Eu não sabra que era uma trilogia. Achei que eram livros independentes mesmo. Tomara que você goste do outro também ;)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari, também não sabia que era uma trilogia até terminar a leitura desse. Mt Obg ��

      Excluir
  14. Olá gostaria de fazer parceria e divulgação com meu blog? se sim aqui esta o link do meu blog: http://alicianopaisdasmaravilha.blogspot.com.br/ e email: alicia.gabriely@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. achei seu blog super legal alicia, mas não fecho parceria com blogs! Bjs

      Excluir
  15. Oiii, tudo bem?

    Eu tô louca pra ler esse livro, não vejo a hora de comprar!

    Gostei da sua resenha :)

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Adorei seu blog! Este livro parece ser muito bom. Beijos!

    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  17. Ouvi falar tão bem desse livro, mas não tive aquele encantamento sabe? E acabei não comprando. Mas sua resenha me deixou mais curiosa! E eu não sabiaaa que era uma trilogia!!! Bjsss
    http://florescerliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sabia que era uma trilogia, só quando terminei de ler. To ansiosa pra saber como é o fim da história de Isabela. Que chegue logo o último! ❤️

      Excluir



TOPO