30 dezembro 2015

{Resenha} Perdida - Carina Rissi

em 30 dezembro 2015

31 comentários



Sinopse: "Sofia vive em uma metrópole e está acostumada com a modernidade e as facilidades que ela traz. Ela é independente e tem pavor à mera menção da palavra casamento. Os únicos romances em sua vida são aqueles que os livros proporcionam. Após comprar um celular novo, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século dezenove, sem ter ideia de como voltar para casa – ou se isso sequer é possível. Enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de retornar ao tempo presente, ela é acolhida pela família Clarke. Com a ajuda do prestativo – e lindo – Ian Clarke, Sofia embarca numa busca frenética e acaba encontrando pistas que talvez possam ajudá-la a resolver esse mistério e voltar para sua tão amada vida moderna. O que ela não sabia era que seu coração tinha outros planos... “Perdida” é uma história apaixonante com um ritmo intenso, que vai fazer você devorar até a última página."


Ano da edição: 2011
Veria Editora 
Autora: Carina Rissi
322 páginas


Sofia Alonzo é uma típica garota do século 21. Com a vida sempre apressada pelo trabalho, a saída que acha é relaxar em um barzinho perto do escritório com sua amiga Nina e o namorado dela, o Rafa. Em uma dessas idas e bebedeiras o seu celular acaba caindo direto no ralo da privada, em desespero ela diz que precisa de um novo urgentemente. Não dá pra viver sem celular nos dias de hoje não é? Sofia vai há uma loja e tenta explicar a mulher suas necessidades e que o celular é indispensável, mas a vendedora se mostra misteriosa e sombria apresentando um aparelho que julga oferecer tudo o que a garota precisa.




Sofia compra e sai empolgada para testar seu novo aparelho, porém quando vai liga-lo uma luz a cega e ela acaba tropeçando em uma pedra. A queda a deixou meio atordoada, mas nada a tinha preparado pelo o que havia por vim. Ao levantar percebeu que não estava mais na praça da grande metrópole e sim em um campo verde e aberto. Como se isso não fosse estranho o suficiente um rapaz com uma fantasia de época se aproxima dela em um cavalo tentando ajudá-la da melhor forma possível. Após dizer que não é maluca, que não sabe porque está ali e que aquilo era apenas uma saia e ela não estava nua, acabou deixando por se ajudar pelo cavalheiro. Estava confusa com aquele homem maluco que a olhava com curiosidade. O cansaço no seu rosto era verdadeiro e o sono acabou tomando de conta dela mesmo sobre o cavalo. No dia seguinte Sofia despertou em uma cama maravilhosa e começou a perceber que ou ela tinha ficado maluca ou estava sonhando. O homem que a tinha ajudado era um aristocrata com seus 24 anos, Ian Clarke, morava com sua irmã Elisa Clarke e a criadagem, ali estava Sofia sendo uma hóspede desorientada na casa de um desconhecido. 



Seu celular imprestável tocou e ao atender a voz calma e doce foi perfeitamente reconhecível. A vendedora idiota. A mulher disse algo sobre ela não estar ficando doida, que era a realidade e Sofia tinha que se encaixar pois sua jornada estava começando e ela precisava encontrar o que tinha ido buscar naquele tempo. Só então a ficha começou a cair, ela estava em 1830 não em 2010 e a culpa era toda da bruxa maluca. Porém, a dificuldade de aceitar as regras, os modos de se portar e a inferioridade da mulher perante aos homens tornou difícil a sua vivência ali e a vontade de encontrar seu caminho de volta para casa apenas crescia. Só uma coisa a conseguia deixá-la feliz e se sentir completa. Ian. Apesar de ser quase 200 anos mais novo e estarem destinados a serem separados, eles caem nessa louca aventura. 



Perdida é louco e envolvente, me surpreendi com a leitura que superou minhas expectativas. Não tem como não querer não matar Sofia e esfregar a cara dela em algum lugar ou fechar o livro e respirar fundo com medo do que há por vim. Mas também não tem como não rir de sua falta de jeito e de suas palhaçadas. E, acima de tudo, não tem como não admirar Ian e o amor de ambos que por mais difícil que seja a jornada, "atravessa as barreiras do tempo".


A melhor amiga de Sofia, Nina, é um personagem essencial na história e um espelho de verdadeira amizade. Elisa é a menina doce e pura que todas as moças do romantismo sonham em ser. Ian é o moço destemido, experiente, seguro e responsável que sonhamos hahaha. E Sofia é a abestada descolocada da história que a deixa incrível e imprevisível. O que mais me surpreendeu foi o domínio histórico que a Carina tem dessa época. Os costumes, erros, formas de se portar e falar que são iguais aos que ocorriam na realidade. Ela ainda oculta um fato desastroso da história brasileira explicado no final. 


A capa é bem simples e se a história não tivesse tanta repercussão ou se eu não tivesse lido boa resenhas não ia me interessar. Uma coisa que me incomodou foi a Elisa ser certinha demais, a Sofia errar tanto e o Ian perdoar e compreender todos os erros. Tipo, poxa, eu queria uma brigona e tudo. Mas o máximo que aconteceu foi um pequeno desentendimento... (espero que tenha treta em "Encontrada" hahaha). Mas achei a premissa incrivelmente 
 criativa, arriscada e inovadora. Afinal não é de total fantasia, mas não é de total realidade e com a dosagem perfeita o resultado foi este... Milhares de fãs de Carina por todo o Brasil! A série já esta completa contendo três livros sendo um deles a história vista pelos olhos do Sr. Gato Clarke.


A autora divulgou no início desse ano que o filme estava previsto para 2015. Isso mesmo! Porém nós já estamos no final e nada foi estreado além de nenhuma cena ou trailler serem divulgados. O que eu encontrei sobre isso foi o fato da Sofia e do Ian serem interpretados pela Bruna Marquezine e o Chay Suede. Minha reação? POR FAVOR NÃO! Sério gente. Se vocês tiverem a oportunidade ou já leram, sabem como Sofia é realmente e não deu nada certo. Minhas expectativas que estavam em 1,0% caíram para 0,00001. Porém, como os leitores são a voz do poder talvez possamos reverter isso e muitos dos fãs de Perdida já estão em movimento tentando apontar ao produtor Lucas Amberg um casal que possivelmente se encaixaria perfeitamente bem nesse papel: Bernardo Velasco e Juliana Paiva. Eu já os adotei como meu casal e lembrarei dos personagens, pra sempre, com o rosto deles. Por isso e mais coisas podemos esperar que Perdida não vai ser lançado nem tão cedo e se os atores não mudarem, muitos leitores se decepcionarão. 




31 comentários:

  1. Tenho vontade de ler esse livro. Vejo muitos comentários sobre ele...

    Feliz ano novo!!
    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu li Perdida e achei o livro bem engraçado, mas pra mim não fui tudo isso, e provavelmente não pretendo continuar nos outros livros. Apesar da escrita da Rissi ser leve, é bem feminino a temática então, não rola comigo.

    Abraços
    David
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa David, que pena! Gostei bastante do livro, a história é bem diferente e me agradou muito.

      Excluir
  3. Por mim nem precisavam fazer filme hahaha pra quee estragar algo que é tão perfeito no livro, né? é muito difícil adaptação ser fiel, seria um desafio e tanto. Só nos resta orar e muito hahah

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Carol. Mas eu até gosto de filmes sabe? Quando fazem boas adaptações com bons atores. Hahaha

      Excluir
  4. Carina Rissi, diva! ♥
    Vc acredita que ainda n li Perdida? Vergonha nacional! hahaha Mas isso mudará em 2016 ;)
    A história paree ser muito divertida, e aposto que a autora realmente arrasa nos detalhes históricos.
    Quando vi esse negócio do Chay e da Bruna tive a mesma reação NÃAAAOO kkk
    Bjs, feliz 2016!
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol! Fiquei super em pânico quando vi isso, sério. Kkkk Espero que se o filme for sair seja com os atores que os fãs querem, porque esses sim formam um casal Sofian.

      Excluir
  5. Mari,

    Amo demais esse livro. Quando comecei a ler não esperava que seria tão maravilhosamente bom. A cena do alface é a minha preferida. Concordo com você que a Bruna não tem nada a ver com a Sofia, espero que escolham outros atores. Eu li em algum lugar ontem, não me lembro, que o filme vai demorar para sair por causa de problemas com patrocinadores...

    Beijos

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A do alface hahaha. Eu tava vendo também, mas infelizmente não deu pra colocar a tempo no post. A Carina anunciou isso na bienal e disse que, provavelmente, o filme será feito por uma produtora internacional.

      Excluir
  6. Sou LOUCAAAAA para ler perdida. Acho que sou a única no mundo que ainda não leu. A história parece ser maravilhosa demais. E ouvi dizer que o filme vai ficar pra 2017, tomara mesmo que tenha. Vai ser muito bom ver um nacional nas telas do cinema!
    Bj,

    http://umleitornooceano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois corra pra ler! Garanto que não se arrepende hahaha. Esperando ansiosamente pra 2017 ❤️

      Excluir
  7. Olá,
    Adoro esse livro e agora só falt eu ler Destinado no ponto de vista do Ian *-----*
    Voce vai adorar Encontrada tem altas tretas como voce disse rsrs.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu terminei encontrada esses dias e ameiiiii! Preciso ler As memórias secretas do Sr.Clarke ❤️

      Excluir
  8. Muito bacana a história! Tem um toque de série americana, né? tipo OUAT. Fiquei super curiosa não só pra ler 'perdida' mas a saga toda! hahaha Muito bacana, a escritora é muito criativa e de certa forma deve ter dado trabalho pesquisar sobre o século 19, né? bj! Blog B de Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mds, parece mesmo com OUAT em alguns aspectos. Nem tinha notado hahaha. A premissa foi bem inovadora e a escrita da Carina é ótima! Bjs

      Excluir
  9. Olá Mari!
    Socorro estou louca para ler esse livro *-* Fez muito sucesso e pelo visto a Carina arrasa! A trama me pareceu muito interessante e muito boa! Sempre tem alguma coisa que o personagem faz que nos deixa com raiva haha Amei sua resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo Nath! O misto de fantasia e realidade perfeitos. Hahaha. Você tem que ler, espero uma resenha sua. Bjsss

      Excluir
  10. Olá,
    Eu descobri a Carina no começo do ano passado e amei a escrita dela. Me diverti horrores com essa história e fiquei até com um pé atras em comer alface depois do que li hehe. Eu li o segundo e falta o terceiro. Eu tinha visto sobre esse negocio da Bruna e acho que não tem nada a ver, tomara que não seja hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O papo do alface foi meio estranho hahaha, ainda mais quando a Carina confirmou que tinha estudado e realmente acontecia isso naquela época. To esperando pra ler o terceiro também, espero que chegue logo! Hahaha

      Excluir
  11. Sou simplemente apaixonada por essa série!! Li os 3 livros, devorando as páginas!! Achei um romance épico!
    Beijão, Bru - www.naoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ei, Elisa tinha que ser certinha, infelizmente. Ela é, nesse livro, muito jovem ainda e segue totalmente as medidas do século 19. :) Caso continue a ler, você entenderá mais sobre ela e seus motivos. Inclusive, o quarto livro da série, que saí ano que vem, será narrado por ela e contará sua história. :)
    Leia os outros dois, Encontrada e Destinado, eu já li e vale muito a pena.
    Ótima resenha. :)

    Abraços!

    Pedro
    http://pedrimoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei Pedro. Será que ela não podia nem uma vez ficar com raiva? Acho que isso não contradiz as etiquetas do século hahaha. Terminei a leitura de Encontrada. Estou ansiosa pra ler Destinado.

      Excluir
  13. Vejo falar muito desse livro.Parece ser legal,mas não seria minha prioridade na minha fila de leituras,que inclusive tá enorme...rsrs.
    Mas sua resenha tá ótima!.Parabéns!

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale de listas Rodrigo, acabo lembrando da minha e aí... Hahaha.

      Excluir
  14. Como Perdida é bom, né? Eu amei de verdade! Amo a Carina e o livro!
    http://quetal-carol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ótima resenha, parabéns.

    Já vi muita gente falando bem desse livro, mas nunca me interessei muito por eles. Sei lá creio que esse gênero não me chama muita atenção. E já conheci a Carina em um evento, ela é um amor.

    www.meninoliterario.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Que show. Pois é um gênero maravilhoso, acredite, sou muito fã! ❤️

      Excluir
  16. Também achei uma merda a escolha de atores e acho que seria bem mais racional escolher o Bernado Velasco e a Juliana Paiva, eu nunca tinha pensado neles como opção, mas agora achei esta ideia brilhante.

    ResponderExcluir



TOPO