04 janeiro 2016

{Resenha} Surfistas, beijos e um pé de pato - Carol Cequini

em 04 janeiro 2016

32 comentários
                                           



Sinopse: "Celine tem 15 anos e é apaixonada por Gabriel, o surfista mais bonito da escola, mas ele só tem olhos para a insuportável Bruna. Quando Celine vai passar as férias na casa de sua tia, encontra um pé de pato que, em contato com a água, lhe dá uma cauda de sereia. Logo ela descobre que não é a única nas águas do Rio de Janeiro e que o pé de pato esconde segredos sobre a sua origem e de sua família. A amiga Serena, também sereia, vai ajudá-la a fazer tudo para chamar a atenção de Gabriel, gerando situações muito divertidas. Surfistas, beijos e um pé de pato é o primeiro livro da escritora e ilustradora Carolina Cequini. Foi escrito e ilustrado por ela mesma quando era ainda adolescente e tem continuação: mais dois volumes a caminho, formando uma trilogia."






Autor(a): Carolina Cequini
Editora: Atheneu Cultura
Ano da edição: 2015
Páginas: 296


Antes de começar... O livro foi cedido em parceria com a autora maravilhosa Carol Cequini (RJ). 


Celine Marr está sofrendo com o caos clichê da adolescência. Apaixonada por Gabriel, o surfista mais lindo do colégio, e sendo importunada por Bruna, a patricinha. No passado os três tinham sido bons amigos, mas como tudo não permanece igual eles se afastaram e se tornaram quase que completos estranhos. Pra completar seus pais decidem ir a Itália em uma viagem de última hora, e SEM ELA que acaba indo para a casa da tia. Ao mexer em umas caixas velhas de sua avó Undine, Celine encontra um pé de pato lindo e decide ficar com ele. 



Na primeira oportunidade ela vai ao oceano testar sua nova aquisição mas algo muito estranho acontece. Ela sente suas pernas dormentes, mas isso só a leva a nadar mais e mais. A vontade de subir a superfície some, mas quando ela o faz percebe que está muito longe da praia, quase perto de uma pequena ilha. Celine não demora a perceber que seu pé de pato era incrivelmente "mágico" e com o contato da água se torna uma incrível cauda de sereia. No fundo do mar ela faz uma nova amiga, Serena, que logo percebe que a garota é diferente. Encurralada Celine confidencia a sereia sobre seus pés de pato que acha isso super demais. 

Porém, como toda felicidade dura pouco, os guardas da rainha logo descobrem seu segredo e a levam para o palácio. Em uma reviravolta Celine descobre que é a princesa perdida e que a família Marr sempre dominou o trono. Sua última descendente e o pé de pato mágico sumirão há algumas décadas, na mesmo época que sua avó materna faleceu levando pro tumulto o segredo das sereias com ela. 




Com essa descoberta se inicia uma louca aventura de uma garota com a vida dupla. Como se isso não bastasse o Gabriel parece realmente gostar dela enquanto Bruna se morde de ódio e tenta fazer de tudo pra prejudicar a vida da garota. Seu refúgio fica no palácio com Serena e o seu guarda particular gato, Taikun. Mas fica cada vez mais difícil esconder isso de seus pais e amigos e, ao mesmo tempo, arcar com os compromissos Reais. 

A coisa mais linda nesse livro, que eu não posso deixar de dizer, é a diagramação, edição e a ilustração. Simplesmente perfeitos! As imagens o deixam ainda mais fascinante pois podemos saber, exatamente, como são os personagens na visão da Carol pois ela é a ilustradora. 




A carisma de Celine, a fidelidade de Taikun, a nojentinha da Bruna e o gato do Gabriel vão te conquistar de primeira. Tudo se passa no Rio de Janeiro e lugares comuns são mencionados como a Baía de Guanabara e o Aterro do Flamengo. É sim, uma leitura leve, mas ao mesmo tempo a história requer uma atenção super especial. A escrita gostosa da Carol me lembrou a Isabela Freitas, pois ela enquadra totalmente o perfil adolescente do amor e seus altos e baixos. 

Outro ponto super positivo é a narrativa em primeira pessoa onde podemos realmente entrar na cabeça da Cel. Eu adorei o fato do foco principal não ser tanto o romance, mas os problemas que uma adolescente de 15 anos passa. E eu confesso que esse é um tema que super me conquista. O livro não é volume único, mas sim a primeira etapa de uma trilogia (estou super ansiosa pra saber como vai terminar hahaha).






Saiba um pouco mais sobre a autora...

CAROLINA CEQUINI é carioca, geminiana, chocólatra e vive no mundo da lua! Nasceu no Rio de Janeiro e sempre morou próxima ao mar, talvez por isso acredite secretamente na existência de sereias (além de outros seres mágicos). É estudante de Design e Animação e, a partir de setembro, vai se mudar para os Estados Unidos para completar a formação no Savannah College of art and Design (Savannah, GA), com professores dos estúdios Disney, Dreamworks e Pixar. Apesar da distância, vai manter comunicação intensa com suas fãs brasileiras através do Facebook e do Instagram ( @carolcequini ).


32 comentários:

  1. Que estória mais fofa!! Não é muito me estilo, mas gostei bastante, só nçao gostei de 'nojenta' se chamar Bruna, um absurdo, nunca meu nome é acompanhado por adjetivos positivos em livro auhauha.
    Beijão, Bru - www.naoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, justo seu nome foi escolhido para a vilã! A história é super legal, achei bem criativa. Bjs Bru!

      Excluir
  2. Que história mais bacana. :) Eu, geralmente, costumo gostar muito dessas histórias que envolvem fantasia e simplicidade ao mesmo tempo. Quem sabe um dia eu o leio! :)

    Abraços!

    Pedro
    http://pedrimoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Mari,

    Essa parece ser uma daquelas histórias teens fofas que a gente lê rapidinho. Gostei muito da sua resenha!


    Beijos

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é exatamente isso Alice. Uma história de típico coração adolescentes hahaha. Mas é ótima!! Beijao

      Excluir
  4. Que livro fofo! hahaha...uma leitura leve,mas divertida.E se os personagens forem mesmo carismáticos deve valer muito a pena.
    Adorei a resenha.
    Bjs

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São super bem construídos Rodrigo! Você mergulha de cabeça na história. Hahaha.

      Excluir
  5. Sua linda! Que resenha esplêndida! Nunca tinha ouvido falar neste livro e somente pela capa, já fui conquistado de primeira! A sinopse também é muito interessante. Neste livros que de início possuem um ar mais adolescente e época de colégio sinto sempre uma curiosidade em como a história vai se desenrolar e se a "menininha" da história vai amadurecer ou não. Obrigado por trazer resenha e post tão lindos. Grande beijo, muita luz, sucesso e boas leituras. <3

    Ewerton Lenildo - Viajante das Letras.
    viajantedasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que coisa boa! Eu agradeço muito por tudo, e fico feliz que tenha gostado. Um beijão.

      Excluir
  6. Gostei bastante da sua resenha, mas não sei se leria a obra. Ela parece ser boa e bem construída, porém, não é meu estilo.
    Vou mostrar para a minha prima; tenho certeza que ela irá adorar.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é quando um livro não se encaixa no seu estilo. Porém, espero que sua prima se agrade. Hahaha. Bjsss

      Excluir
  7. Oi, tudo bem?

    Sua resenha ficou uma fofura, assim como imagino que seja a história do livro. Eu havia lido uma outra resenha, mas não tinha sentido vontade de ler a obra.
    Você deu mais detalhes e, apesar de parecer uma história bem juvenil, eu acho que leria! Tem cara de sessão da tarde! hahahha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  8. Olá Mari!
    Esse livro parece ser uma gracinha mesmo ^^ A história parece ser ótima e a premissa interessante! Adorei sua resenha, ao qual me fez ter mais vontade de ler! Amei!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Que livro fofo! Gostei da ideia e da sua resenha!!!

    http://www.desconstruindooverbo.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie Mari =)

    Não conhecia o livro e nem a autora, mas gosto muito de livros com essa temática mais leve para ler entre um livro mais dramático e outro.

    Gostei da dica ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ariane! O livro foi lançado a pouco tempo, mas já vem chamando bastante atenção. Gostaria de ler uma resenha sua, pois adoro elas haha. Bjsss

      Excluir
  11. Olá,
    Adorei a dica. Eu amo livros de sereias, mas está difícil encontrar um que seja boa a história. E que livro lindo é esse. Só pelas fotos que você colocou eu já quero ele hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ilustração é linda não é? Obra da própria autora hahaha.

      Excluir
  12. Oi, tudo bem?
    J´´a conhecia este livro da Carol Cequini, mas não sabia ao certo do que se tratava. Gostei do que li na sua resenha. Acho que irei gostar do livro.

    Abraço!
    Tudo Online | Participe do sorteio do livro "A caixa de Natasha"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também vai ler? Que bom Sávio! Adoraria ler uma resenha sua. Bjss

      Excluir
  13. Oie, tudo bem? Não conhecia o livro, mas fiquei bem interessado, estou bem curiosa para ler algo sobre sereias, inclusive vai lançar o livro da Kiera Cass que falara tbm sobre o tema. Adorei!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To ansiosa pra ler o livro da Kiera! Já sei que vou amar, porque esse da Carol super me atraiu. Acho que sereias são minhas novas queridinhas. Hahaha. Beijos

      Excluir
  14. Oi! Adorei a dica, livros de Sereias nem sempre me agradam, mas com a recomendação considero ler em breve.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Cida. Vale muito apena iniciar a leitura, é bem juvenil, mas a história é otima! Bjs

      Excluir
  15. Oii!
    Esse livro parece ser muito divertido, tem cara daqueles filmes Sessão da tarde que eu adoro!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi! Tudo bem contigo, moça? Demorei, mas cheguei! Que cantinho meigo!

    Meus parabéns pela resenha. Já vi algumas pessoas falando sobre esse livro por aí, mas essa é a primeira vez que realmente encontro uma postagem com impressões a respeito dele. E, bom... parece bem despretensioso, ótimo para relaxar! Só desanimei com o fato de ser trilogia.

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro bem leve, mas merece uma atencaozinha especial! Sério que você desanimou por ser trilogia? Foi o que mais amei! To super ansiosa pra o próximo volume hahaha.

      Excluir
  17. Que história criativa e doce, amei já e a capa é linda também.

    ResponderExcluir



TOPO